Jornadas Técnicas | OET Porto | 10 Maio

Teve lugar mais uma sessão de grande sucesso das Jornadas Técnicas organizadas pela Ordem dos Engenheiros Técnicos, Região Norte, sob o tema “Ferramentas para a Implementação de Boas Práticas na Iluminação Pública”.

 

O evento teve a colaboração do Engº Alberto VanZeller, em representação do CPI, e do Engº Carlos Patrão, em nome do projecto europeu Premium Light Pro.

Documento de Referência para a Eficiência Energética na Iluminação Pública – Engº Alberto Van Zeller

A evolução das fontes de luz a par da desatualização das referências normativas recorrentes, suscitou a elaboração de novas diretrizes para potenciar boas práticas com implicações no controlo das alterações climáticas, levando a uma revisão do DREEIP (Documento de Referência para a Eficiência Energética na IP), documento esse a apresentar na sessão.
Nesta apresentação pretende-se fazer um resumo e explicar as principais alterações ao DREEIP original, esclarecendo e promovendo o debate sobre os critérios para um projecto de IP eficiente e a implementação desta ferramenta nesta especialidade.

Guias Técnicos e Critérios de Aquisição de Equipamento para sistemas de iluminação, desenvolvidos no âmbito do Projecto Europeu PremiumLightPro – Engº Carlos Patrão

O projecto Europeu PremiumLightPro www.premiumlightpro.pt, do qual o ISR-Universidade de Coimbra é parceiro, disponibilizou recentemente em Português, vários guias técnicos e critérios de aquisição para equipamentos de iluminação interior e exterior. Estes guias são dirigidos, entre outros, a engenheiros, arquitectos, projectistas, consultores, entidades públicas, técnicos que elaboram cadernos de encargos e programas de procedimentos para aquisição de equipamentos de iluminação interior e exterior.
O projeto europeu PremiumLightPro centra-se na implementação de soluções inovadoras para sistemas de iluminação eficiente (interior e exterior) no sector dos serviços públicos e privados. O principal objectivo desta iniciativa é apoiar a implementação de soluções LED de elevada qualidade e eficiência.

Esta Jornada Técnica teve como objetivo divulgar estas ferramentas e promover as boas prácticas na realização do projecto luminotécnico.

 

 

Sintra, 14 de Maio de 2019