Centro Histórico de Alcobaça – Requalificação através da iluminação

 

As preocupações num estudo luminotécnico não se prendem apenas com níveis de luz e consumos energéticos. Na Aura Light abordamos os nossos projectos luminotécnicos sempre de uma perspectiva de sustentabilidade.
E esta verifica-se em três níveis: Sustentabilidade ambiental, económica e social.

 

O desafio

Como tal o projecto luminotécnico da envolvente do Mosteiro de Alcobaça e do centro histórico da cidade, deveria ter em consideração o melhoramento da iluminação indo de encontro às novas necessidades do espaço mas sem descurar o carácter arquitectónico e histórico. Uma requalificação que tivesse em conta a utilização dos espaços pelos habitantes da cidade (social), mas também o investimento que a autarquia teria que fazer (económico), e os futuros os gastos operacionais e de manutenção (económico e ambiental).

Para isso, foi feito um levantamento minucioso da iluminação existente de modo a realizar um estudo exaustivo no sentido de encontrar uma solução sustentável nestes três níveis e que equilibrasse a vasta tipologia de luminárias, que vão desde lanternas tradicionais a projectores de solo e para fontes.

 

A solução

A pensar nas necessidades da iluminação pública, na evolução das fontes de luz e numa perspectiva de poupança, tanto de gastos energéticos como de gastos de manutenção, a Aura Light conseguiu dar nova vida às tradicionais lanternas com a integração de um motor LED da Aura Light nas mesmas, numa solução dedicada.

Com uma luz branca e uma muito melhor restituição de cores, esta solução fornece mais e melhor luz, um menor impacto ambiental com grande redução da poluição luminosa, salvaguardando ao mesmo tempo a estética da cidade, convidando os habitantes e visitantes a frequentar o local. Uma diferença enorme para a tecnologia de Sódio de Alta Pressão, com a sua cor amarelada. Este kit retrofit para lanternas foi desenvolvido com os mais recentes componentes, englobando um motor LED da Aura Light, permitindo assim a actualização da iluminação pública fiável, eficiente, à medida que a tecnologia LED vai evoluindo e sem um elevado investimento.

Na zona em frente ao Mosteiro foram instalados projetores LED de solo Alicante na zona da praça e Allevard no terreiro, ambos da Lec Lyon junto às árvores presentes, com luz indireta, refletida na copa árvores, criando um ambiente agradável e que convida a passear. O feixe luminoso a incidir sobre o tronco e copa permite uma fácil identificação e delimitação do espaço, transmitindo assim segurança ao utilizador, não interferindo no destaque merecido ao Mosteiro.

Na Praça D. Afonso Henriques, a valorização do espaço é conseguida através de um jogo de luzes com projectores Alicante para a iluminação dos gaviões, projectores LED Luminy 4 para embelezamento da fonte e as laternas tradicionais com motores LED. Três diferentes tipologias que criam um ambiente acolhedor na pequena praça.

 

O Mosteiro de Alcobaça

Já nas laterais do mosteiro, na zona de bosque junto à fonte, pretendia-se uma iluminação de carácter decorativo que foi conseguida pelos projectores Allevard. Também os projetores presentes na fonte foram substituídos pelos projectores LED Luminy 4 da Lec Lyon, funcionando como iluminação de acentuação e garantindo o destaque pretendido para este local.

Para a iluminação exterior das galerias do monumento foram utilizados projectores Allevard, mantendo as localizações existentes e o ritmo dos pilares. Nas galerias, o espaço interno é iluminado por projectores LED da Cree, banhando toda a galeria e contrastando com a iluminação fria dos pilares exteriores, dando ao observador uma sensação de profundidade e tridimensionalidade do plano.

Para complementar esta intervenção com o conceito inicialmente desenhado pelo arquiteto Gonçalo Byrne, que pretendia e “conseguiu”, na opinião do presidente da Câmara de Alcobaça, Paulo Inácio, “devolver a monumentalidade ao Mosteiro”, foram utilizados projectores LED 304 da Cree para iluminação das torres sineiras e Luminy 6 para a rosácea.

 

Carregue nos ícones para ver mais fotografias: