Estação de Tomar – Conforto e segurança a pensar nos passageiros

 

A iluminação de locais de transporte como estações ferroviárias tem como principal objectivo a criação de um ambiente mais acolhedor e, acima de tudo, mais seguro para os seus utilizadores. Foi com esta preocupação em mente que a REFER procedeu à requalificação da iluminação da Estação Ferroviária de Tomar.

 

 

O desafio

Estando em funcionamento desde 24 de Setembro de 1928, a estação assistiu, ao longo de quase um século, ao aparecimento e utilização de novas tecnologias de iluminação e foi-se renovando consoante estas.

Segurança em primeiro lugar

Uma vez que as plataformas são locais que devem ser bem iluminados de modo a permitir um acesso em segurança aos passageiros, a solução apresentada pela Aura Light foi a luminária Ledway Road da Cree, com 60 LEDs a 4000K. A utilização da tecnologia LED com uma luz branca neutra cria uma iluminação confortável, com uma melhor reprodução cromática e uma maior visibilidade de possíveis obstáculos.

A óptica QVS utilizada nesta versão da Ledway Road contribui também para isso, optimizando a colocação das luminárias e a sua interdistância, permitindo reduzir o número de luminárias sem nunca comprometer a qualidade da solução.

Tecnologia de ponta

Com tecnologia NanoOptic, esta óptica permite a colocação da luz onde esta é realmente necessária, com uma óptima uniformidade, com controlo de brilhos e sem contribuir para a poluição luminosa e desconforto das habitações circundantes à estação.

Carregue nos ícones para ver mais fotografias: