Estrada da Estação, Santarém – Qualidade que se paga a si própria

A E.N. 3-5 ou Estrada da Estação, como é conhecida, é um dos principais
acessos à cidade de Santarém e como tal a autarquia levou a cabo a requalificação desta via, uma das mais movimentadas da cidade e a necessitar de uma requalificação. A iluminação pública foi um importante elemento na renovação deste eixo urbano, tendo-se adotado uma solução com garantia de qualidade que não comprometesse o seu desempenho e garantisse o cumprimento dos níveis para uma via com classificação ME3, e que permitisse ainda a redução do consumo energético, dos custos de manutenção, com um baixo custo de instalação.

 

_MG_9047

 

A Aura Light propôs a luminária Cree XSP, o melhor exemplo da tecnologia integrada da Cree, com os componentes, chips, design e tecnologia das ópticas mais recentes, com uma elevada performance e qualidade bastante superior às soluções existentes no mercado, sendo por isso a melhor alternativa à iluminação pública tradicional. Esta luminária tem integrada a tecnologia NanoOptic® que permite um controlo ótico preciso, contribuindo ainda mais para a eficácia da utilização da luz e para a redução do consumo energético, uma das grandes preocupações do município.

Dada a existência de diferenças ao longo da estrada, foi necessário ajustar a potência luminosa nos diversos locais de forma a conseguir uma boa uniformidade ao longo de toda a estrada. As luminárias instaladas foram ajustadas para 65W, correspondendo a 70% do fluxo luminoso, em quase todos os locais.

Este ajuste é possível graças ao Field Adjustable Output, que permite ajustar a potência e o fluxo luminoso após instalação optimizando a eficiência energética em função das necessidades luminotécnicas do espaço a iluminar, o que possibilita ao município reduzir os consumos caso entenda que em algumas zonas não são necessários níveis tão elevados, ou aumentar o nível luminoso em algumas zonas de maior risco, como seja a zona de maior tráfego em frente à estação, ou em frente a uma passagem de peões, locais críticos onde a segurança deve ser a principal preocupação.

A inovadora gestão térmica desta luminária, que permite a passagem do ar por um dissipador de calor de modo a baixar a temperatura de funcionamento dos LEDs, maximiza o seu desempenho e a sua longevidade, superior a 20 anos, garantindo assim uma solução LED duradoura e com garantia de qualidade, de 10 anos, e permitindo ainda a redução dos elevados custos de manutenção. A temperatura de cor da solução, 4000K, faz um grande contraste com a tecnologia anteriormente utilizada, Sódio de Alta Pressão, pois tem uma reprodução cromática excelente, que permite uma melhor identificação de eventuais obstáculos e compreensão do próprio espaço por parte dos condutores, enquanto contribui para a sensação de segurança dos transeuntes, com um resultado ”extraordinário e muito satisfatório para todos os envolvidos”, segundo Joaquim Rolando, responsável pela obra.

Este foi um importante projeto para os escalabitanos e foi de encontro às preocupações ambientais e operacionais da Câmara Municipal, tendo contribuído decisivamente para a melhoria das acessibilidades à cidade e para a requalificação da zona ribeirinha. A aposta na tecnologia LED por parte do Município permitiu também uma redução de 62% do consumo energético em IP face à situação anterior com lâmpadas de Vapor de Sódio 150W, contribuindo também assim para os objetivos traçados pela autarquia.

Carregue nos ícones para ver mais fotografias: