Hotel Vincci Liberdade – Lisboa | A luz como elemento decorativo

 

Um hotel é muitas vezes a nossa segunda casa. Seja em trabalho ou de férias queremos regressar ao final do dia a um local de conforto, aconchego, descanso para as nossas reuniões, passeios, etc. Queremos que esteja lá para nos receber bem, que faça parte da nossa experiência, mesmo que seja apenas para dormir, tomar um banho, ou ir simplesmente, e cada vez mais frequentemente, disfrutar de uma boa refeição. Por isso, quando pensamos em iluminação para hotéis, temos que ter em consideração diversos factores. O conforto do cliente, o bem-estar dos colaboradores, a imagem e mensagem do hotel são alguns dos mais importantes.

 

 

O Vincci Liberdade, o segundo da cadeia em Lisboa, situa-se numa das ruas mais nobres da cidade, na Rua Rosa Araújo, junto à Avenida da Liberdade, construída no século XIX com inspiração nos Campos Elísios em Paris. É uma fasquia elevada, mas o hotel Vincci Liberdade consegue-o na perfeição graças ao seu estilo carismático, moderno e irreverente, que reflete a aura da zona onde se situa, através da sua decoração e também da iluminação nela integrada.

O carácter decorativo da luz

O design retro mas, ao mesmo tempo, vanguardista, com detalhes de elegância nos espaços comuns, como a recepção e a sala de estar, pede uma iluminação que convide a entrar e permanecer, com uma temperatura de cor quente, para o máximo conforto visual de quem recebe os hóspedes, e dos hóspedes que aqui decidem descansar e pôr a leitura em dia, por exemplo. Este jogo de luzes foi aqui conseguido com uma conjugação de luminárias decorativas e de downlights funcionais e de pontuação da Serie 3380 da Moltoluce.

Nas zonas de circulação adjacentes, bem como nos corredores dos quartos uma iluminação que ajude na orientação de quem por ali circula é fulcral. Para satisfazer as necessidades funcionais respeitando o carácter decorativo pretendido, foram usadas luminárias Andro DALI nas sancas dos corredores de entrada dos elevadores, apliques de parede Mycelis nas escadas e spotlights Serie 3380 LED da Molto Luce nas restantes zonas de circulação.

Este downlight bastante versátil foi a solução escolhida também para os quartos, onde fitas LED Premium da Molto Luce complementam a iluminação da sanca na cabeceira de cama e nas estantes. Já a iluminação dos w.c.s dos quartos, onde se pretende uma iluminação confortável e de elevada proteção devido ao ambiente húmido, foi conseguida com os downlights Halogeno e as luminárias Pari da Molto Luce para os espelhos. Ainda nos quartos, nas suites mais precisamente, as varandas são iluminadas pela elegante e robusta Quadro Down LED da Molto Luce.

Iluminação que cria cenários

Se nos quartos a iluminação pretende ser calma, criando um ambiente de sossego e conforto, nos corredores de acesso ao spa e ao restaurante uma iluminação mais dramática cria o cenário e consegue que o ponto de fuga da visão seja dirigido a estes serviços. A decoração do restaurante Agua foi estudada com o propósito de proporcionar toda uma experiência aos clientes, e a iluminação não é excepção. Num cenário de grande harmonia onde prevalecem os tons azuis e castanhos, os downlights Serie 3380 LED marcam a pontualidade e individualidade das mesas, criando um ambiente de intimidade, mas ao mesmo tempo um elo de continuidade do espaço e o destaque da decoração, como os painéis nas paredes, por exemplo.

Iluminação funcional com personalidade

O conforto visual dos funcionários foi também uma preocupação não só no restaurante, mas também nas zonas administrativas onde uma iluminação funcional, de baixo encandeamento, foi conseguida pelas luminárias encastradas Oxalis e Iberis. Já nas zonas de estacionamento e áreas técnicas, a escolha natural foi a Juncus, pela sua elevada resistência e estanquicidade, com garantia de uma iluminação de qualidade que assegura a identificação de obstáculos, a circulação em segurança e a realização de tarefas nestes locais.

Eficácia ao mais alto nível

Num projecto como este onde a manutenção dos espaços é da maior importância de modo a garantir o mínimo incómodo tanto para clientes como para funcionários, era essencial um sistema de gestão técnica, e o e-DIN da Mode Lighting, é a solução perfeita. Este sistema permite assim o controlo dos vários cenários de iluminação nos quartos, a iluminação das circulações por intermédio de sensores de presença com diferentes níveis durante o dia, e os cenários de iluminação do restaurante, entrada e receção, numa solução de elevada eficácia.

Também para a iluminação de emergência um sistema centralizado faz toda a diferença tanto para proporcionar um trabalho optimizado e eficaz da equipa de manutenção, como para maximizar a segurança do local. Assim, a iluminação de emergência ficou garantida pelas luminárias HYDRA e VIR, com Sistema Central TEV-500 Daisatest da Daisalux.

As primeiras impressões contam

Por último falamos do exterior, mas este é quem tem em primeiro lugar influência na imagem do hotel, sendo o primeiro contacto com o espaço e devendo ser convidativo e marcante para quem por ele passa. A estética do edifício do hotel é muito forte e tem uma grande presença, pretendido era uma iluminação de fachadas que acentuasse elementos distintos da sua arquitectura e enaltecesse a beleza clássica deste edifício.

Os projectores orientáveis Luminy da Lec Lyon são perfeitos para a iluminação pontual e aliados às barras de LEDs superwatt ARCHES, de pequenas dimensões para não interferirem com a arquitectura, também elas orientáveis e de elevada resistência e eficiência, permitem que a beleza visível de dia esteja também visível de noite.

Carregue nos ícones para ver mais fotografias: