Poupança energética e bem-estar nos escritórios da HP na Suécia

A HP é uma empresa internacional fabricante de PCs, impressoras e servidores e a ISS Facility Services uma das maiores empresas de manutenção de instalações nos países nórdicos. Juntas, procuraram um projeto de iluminação com o objetivo de economizar energia. Instalaram produtos LED e sensores da Aura Light para conseguir uma iluminação optimizada e eficiente nos escritórios da HP.

HP-office-Stockholm-lunaria-led-panels-600x350

O processo de avaliação

Jan Åberg, coordenador de Segurança e Ambiente de Trabalho na ISS, avaliou diversos fornecedores de produtos LED e sensores  em conjunto com a HP. No processo de avaliação, os produtos da Aura Light demonstraram ser os melhores.

“Os produtos cumprem todos os requisitos que temos”. No processo de avaliação, os produtos foram avaliados de acordo com os seguintes critérios: qualidade da luz, preço e conforto. Jan Åberg está muito satisfeito por trabalhar com um fornecedor de soluções de iluminação completas que os possa ajudar e orientar.

”Estava convencido, desde o início, que a iluminação iria melhorar e posso agora confirmar que compensa o investimento.”

Produtos instalados

A ISS instalou os panéis LED Aura Lunaria Pro e Aura Lunaria Pendulum.

“O painel LED não necessita de manutenção e é fácil e rápido de instalar comparativamente a outros modelos similares”, afirma Jan Åberg.

Foram instalados outros produtos como o downlight LED Aura Conspecto Soft e a fonte de luz LED substituível Aura CompoLED Long Life. Para além disso, a ISS instalou um sistema de controlo de iluminação, com o Sensor PIR Universal da Aura Light, de modo a optimizar a poupança energética.

Poupança energética de 50% e melhoria na iluminação

Actualmente a HP poupa cerca de 50% dn energia utilizada na iluminação das suas instalações em comparação com a antiga solução de iluminação, verificando-se ainda um aumento de 30% dos níveis de luz.

“Fui informado de que vários funcionários da HP já não precisam de óculos ou de iluminação extra nas secretárias. Consideram que a iluminação das instalações está muito melhor e que o ambiente de trabalho melhorou”, diz Jan Åberg.

Custos reduzidos e retorno do investimento em menos tempo

Até os custos de manutenção foram reduzidos, como explica Jan:

“Conseguimos agora evitar a substituição frequente de fontes de luz como acontecia anteriormente. Temos um retorno do investimento de 3 a 4 anos com esta nova solução LED. Os funcionários da HP estão extremamente satisfeitos”.

Um investimento em prol da sustentabilidade e do bem-estar

“A mudança do nosso sistema de iluminação foi realmente uma boa forma de investir na sustentabilidade e uma maneira de minimizar o consumo energético. É óptimo que a nova iluminação tenha melhorado ainda mais o bem-estar dos nossos funcionários do que previmos”, diz Jan Åberg, ISS Facility Services.

A solução para a HP: