Três formas de melhorar a iluminação na Indústria alimentar

 

A transformação de alimentos é uma indústria com necessidades especiais e é importante ter isso em conta ao instalar a iluminação neste tipo de ambiente. Na transformação de alimentos a quebra de uma fonte de luz pode causar uma interrupção na produção muito dispendiosa. Por isso, oferecemos uma gama de soluções para estes desafios!

 

iStock_000016346154Large_800px

A iluminação numa zona de confecção de produtos alimentares é muito importante. Pois uma boa iluminação permite um melhor exame visual. Sendo assim, nas zonas de recepção de matérias-primas, áreas de produção e embalamento, a intensidade luminosa deverá ser superior a 540 lux. (Não deverá também ser muito intensa, pois pode ferir a vista, assim como mascarar alguns aspectos visuais de conformidade). Noutros locais a intensidade mínima pode ser de 300 lux.

Todas as lâmpadas e instalações de iluminação interiores têm de possuir uma armadura de protecção para evitar que contaminem os alimentos quando se partem. Esta deve ser removível e de fácil limpeza.

Além da iluminação mínima e adequada as fontes de iluminação devem ser de intensidade uniforme e devem estar distribuídas de modo a evitar contrastes muito acentuados e reflexos prejudiciais. Não devem provocar encandeamento; não devem provocar excessivo aquecimento e não devem ser susceptíveis a grandes variações de intensidade.

Os locais onde trabalham grande numero de pessoas devem estar providos de sistema de iluminação de emergência e de segurança para garantir a iluminação de circulação e de sinalização de saídas.

Não sendo suficiente por vezes o difusor e devendo também a própria fonte de luz deve estar devidamente protegida de forma a evitar o desprendimento de detritos resultantes da eventual quebra, de acordo os requisitos estipulados pela Global Food Safety Initiative (GFSI).

 

1.

Desafio: “Preciso de uma solução LED de elevada qualidade que cumpra os requisitos de segurança e seja energeticamente eficiente.”

 

Recomendamos: Solução LED com protecção

solution1

Esta solução é perfeita para a indústria alimentar! A Aura UltiLED Long Life de elevado fluxo luminoso que oferece uma excelente eficiência energética e uma elevada qualidade da luz. Não é um tubo LED retrofit com driver integrado, mas sim um novo tipo de fonte de luz LED. A Aura UltiLED Long Life dá-lhe todas as vantagens da iluminação LED hoje, garantindo uma fácil atualização da sua instalação à medida que a tecnologia LED se desenvolve, sem ter que substituir a luminária LED. A Aura Areza é uma luminária IP66 à prova de humidade, perfeita para aplicações onde é necessária uma protecção contra humidade e poeiras, como na indústria alimentar. O sensor PIR de Longo Alcance permite ainda uma maior poupança de energia.


2.

Desafio: “Preciso de uma solução que cumpra os requisitos de segurança para a indústria alimentar e que seja à prova de poeiras e humidade.”

 

solution2

Recomendamos: Solução T5 Eco Saver com protecção

A Aura T5 Eco Saver Long Life foi especialmente concebida para aplicações que necessitam de um elevado nível luminoso. O seu consumo de energia pode ser 10% inferior em comparação com uma lâmpada fluorescente T5 convencional em luminárias existentes, e a característica de longa duração vai permitir-lhe também uma redução nos custos de manutenção. A Aura Multimo, com IP65, é perfeita para resistir à poeira e humidade, factores externos comuns na produção de alimentos.


3.

Desafio: “De momento, tenho uma solução com luminárias T5 instaladas na zona de produção alimentar e preciso de as substituir. Preciso de fontes de luz que cumpram os requisitos de segurança.”

solution3

Recomendamos: Solução T5 com protecção

Para luminárias abertas a solução passa por lâmpadas com protecção. A Aura T5 Protector Long Life e a Aura UltiLED Protector Long Life foram concebidas para a indústria alimentar e cumprem os requisitos  requisitos específicos de segurança devido à produção de produtos sensíveis, tais como as normas HACCP e ISO 22000. O filme plástico que cobre o tubo protege contra factores externos e é uma segurança em caso de quebra garantindo ao mesmo tempo uma saída de luz elevada. A quebra de uma fonte de luz pode causar enormes problemas neste tipo de aplicação, o que torna ainda mais importante a instalação de fontes de luz nas quais possa confiar.


4.

Desafio: “Preciso de uma solução LED de elevada qualidade que cumpra os requisitos de segurança e seja energeticamente eficiente, num produto único.”

 

solution1

Recomendamos: Solução LED dedicada

 

Esta solução é ideal para quem procura iluminação de qualidade e fácil de instalar para a indústria alimentar e para armazéns! A Aura Certos é uma luminária LED IP65 muito eficaz com um fluxo luminoso até 22.400 lúmens. É uma luminária de fácil instalação fornecida com uma corrente ou um cabo de suspensão, e com várias ópticas para diferentes aplicações. A Aura Certos fornece uma elevada reprodução cromática com um CRI acima dos 80. Combinada com o sensor PIR de Longo Alcance a poupança energética é ainda maior.